KLM desvenda mitos da aviação comercial

A companhia aérea KLM sabe que mitos são talvez os maiores causadores de temor em viagens de avião.

Não fosse por histórias que se espalham entre os passageiros, talvez o medo de voar poderia ser menor.

Por conta disso, companhias aéreas e fabricantes de aviões sempre trabalham para tornar a imagem da aviação comercial mais clara e compreensível, que estatisticamente é a forma mais rápida e segura de realizar longas viagens.

Ainda assim, muitas pessoas evitam ao máximo o meio de transporte por inúmeras razões e alguns medos infundados, como o do desconhecido.

Sabendo disso, a empresa holandesa KLM preparou um guia de mitos e verdades sobre o funcionamento de suas aeronaves e algumas curiosidades sobre a tripulação da empresa.

Leia também: Como ser Comissário de Voo da Companhia KLM?

KLM desvenda Mitos

KLM - Banheiros

Não se preocupe: o vaso sanitário não vai sugar você durante o voo (KLM)

1. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

Mito: O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo.

Ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Apesar do barulho assustador, a KLM garante que o sistema é seguro.

2. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito: As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma.

Então é praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.

portas de emergências

As portas de emergência do avião só podem ser abertas com a aeronave no solo (KLM)

3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante o voo.

Por isso, a pedido (e em nome) do capitão, o comissário de bordo pode ser autorizado a prender um passageiro, se necessário.

Por outro lado, isso só acontece se o passageiro oferecer risco aos outros ou a si mesmo.

4. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?

Mito: Não, mas pode dificultar a visibilidade do voo.

Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e elas podem ser desconfortáveis para os passageiros a bordo.

Mas, e se o avião for atingido por um raio?

Tecnicamente, o raio pode danificar o sistema, mas não chega a comprometer o segurança do voo.

Se isso acontecer, uma inspeção completa será realizada assim que o avião pousar.

Turbulências em aviões

Tempestades causam turbulências durante o voo, mas isso não compromete a segurança (KLM)

5. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?

Mito: Seria uma verdade maravilhosa, mas infelizmente não acontece!

6. Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?

Mito: Não há estudos que comprovem essa história. De qualquer maneira, a companhia sempre recomenda evitar a mistura de álcool e sedativos antes do embarque e durante o voo.

7. Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?

Verdade: Não que seja preciso ser alto, mas a altura mínima exigida é de 1,58 e, a máxima, até 1,90 de altura.

8. Não existe fileira de número 13?

Verdade: Na KLM, não existe essa fileira, porque este número é atribuído à má sorte em muitos países.

A superstição em torno do número pode gerar desconforto e aumentar o medo de voar em quem já não gosta de aviões.

WhatsApp CEAB Brasil

9. Os pilotos possuem um paraquedas sob seus assentos?

Mito: Não há paraquedas a bordo das aeronaves da KLM.

10. Os comissários falam, no mínimo, quatro línguas?

Mito: Os assistentes de bordo da KLM falam inglês e holandês, no mínimo. Mas proficiência em outros idiomas estrangeiros é considerada, naturalmente, um bônus.

Fonte: Airway

Leia também: Curso Comissária de Bordo EAD

clique e fale em 20 segundos

Perguntas Frequentes

A porta do avião pode ser aberta durante o voo?

Mito. As portas da cabine não podem ser abertas em grandes altitudes, pois a pressão do ar externa é muito baixa, enquanto a pressão da cabine é aumentada artificialmente. A porta só pode ser aberta se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma.

O vaso sanitário pode sugar o passageiro durante o voo?

Mito. Apesar do som alto da sucção ser assustador, o sistema de vácuo é seguro e não tem força para sugar uma pessoa.

O Comissário de Bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade. O piloto é a autoridade máxima durante o voo. A pedido (e em nome) do capitão, o Comissário de Bordo pode ser autorizado a prender um passageiro se ele oferecer risco aos outros ou a si mesmo.

A tempestade ou um raio aumenta o risco de um acidente de avião?

Mito. Uma forte tempestade pode causar turbulências (que são desconfortáveis, mas seguras). Se o avião for atingido por um raio, o sistema pode ser danificado, mas a KLM garante que a segurança do voo não é comprometida.

É verdade que para trabalhar de Aeromoça é preciso ser alto?

Verdade. Não que seja preciso ser “alto”, mas existe uma altura mínima (e máxima) exigida. Na KLM, a altura mínima é de 1,58m e a máxima é de 1,90m.

Quantas línguas os Comissários de Bordo da KLM falam, no mínimo?

Na KLM, os assistentes de bordo falam inglês e holandês, no mínimo. A proficiência em outros idiomas estrangeiros é vista como um bônus.

Há fileira de número 13 nos aviões da KLM?

Verdade. Na KLM, essa fileira não existe, pois o número 13 é associado à má sorte em muitos países, e a superstição pode aumentar o medo de voar de alguns passageiros.

Pesquisar

CEAB Brasil - Escola Oficial dos Comisssários de Bordo

Páginas

Aeromoça 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Comissário de Bordo 2025: Tudo Sobre a Profissão
FAQ - Agente de Aeroporto
Política de privacidade