Meteorologia: qual o objetivo desse módulo no curso de aeromoça?

laptop 3087585 1920

O curso de aeromoça é uma das primeiras coisas que a futura profissional dos ares necessita procurar caso queira se iniciar nessa carreira fantástica.

Nele, a aluna lida com diferentes módulos com muitas matérias às vezes incompreendidas em função da aparente falta de relação com o dia a dia no trabalho.

É importante salientar que todas as matérias que compõem a ementa do curso de aeromoça estão lá por alguma razão importante. Ser comissária de bordo é também ter que lidar com situações inimagináveis para quem conhece a profissão apenas superficialmente.

Entre as matérias do curso de aeromoça está o módulo de meteorologia, e o post de hoje explica por que é importante saber tudo que diz respeito às condições climáticas antes, durante e depois de adentrar a aeronave. Acompanhe.

A importância do aprendizado no curso de aeromoça

Antes de partirmos para o assunto principal deste post, que é a motivação do aprendizado de meteorologia no curso de aeromoça, é importante salientar que todos os módulos devem ser estudados com bastante atenção aos ensinamentos, e não como uma etapa apenas a ser cumprida antes de tentar a admissão nas companhias aéreas como forma de realizar um sonho.

As matérias do curso de aeromoça são mais do que matérias de uma escola técnica, mas sim, verdadeiros ensinamentos para a vida, e que farão toda a diferença na hora de passar por situações difíceis ou na necessidade de se relacionar com pessoas com diferentes formas de pensar e agir.

cef7c 4039ba 789fad9f136b4e14914e591cd6382d85mv2

É necessário compreender as informações passadas pela torre e pelos pilotos

A meteorologia possui em sua essência uma linguagem bastante técnica e específica da matéria.

Dessa forma, uma das questões mais importantes a compreender entre os módulos do curso de aeromoça é primeiramente compreender as informações que já são habituais entre as pessoas que trabalham na torre de controle e também entre o piloto e o copiloto.

Todas os dados repassados para a equipe de cabine, desde os mais simples, são importantíssimos para a composição dos processos que garantirão uma viagem tranquila.

Ter noções de meteorologia permite às aeromoças saber com antecedência as condições da próxima viagem

Compreender ao menos visualmente as condições do tempo é algo bastante útil para a aeromoça.

Com esse tipo de conhecimento, a profissional conseguirá se antever a possíveis atrasos e cancelamentos, e compreender os motivos desses fatos acontecerem. Isso faz toda a diferença nas etapas de planejamento e briefing que antecedem as viagens, e inclusive no trato direto com a companhia que precisa ajustar a logística de acomodação de seus colaboradores.

A comunicação com os clientes fica mais clara quando as questões sobre a meteorologia ficam melhor compreendidas

Os clientes das companhias aéreas, ou seja, os passageiros, são a razão de ser de todo protocolo de atuação dentro e fora de uma aeronave.

Por isso, é importante se munir de informações claras e assertivas quando estes questionam motivos de atrasos, cancelamentos e outros problemas envolvendo as condições climáticas.

Um passageiro que ouve informações que envolvem características mais técnicas, como, a formação de gelo nas nuvens, incidência perigosa de raios ou sobre a visibilidade comprometida em função de tempestades, fica mais convencido de que realmente se trata de uma situação inevitável, e dessa forma naturalmente dá mais credibilidade para a companhia aérea.

E tudo isso o curso de aeromoça ensina. Basta ter muita atenção no decorrer de seus módulos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *