Quando viajamos as aeromoças estão sempre lá nos recebendo com sorrisos na entrada do avião, nos servindo, atendendo as nossas necessidades e dispostas a nos auxiliarem com o que precisarmos durante a viagem.
Ao final do voo, elas estão novamente na porta do avião, se despedindo sorridentes e, por incrível que pareça, com a maquiagem e a roupa impecáveis! Como pode?
Se você admira a profissão de aeromoça e sonha em um dia estar nessa posição, saiba que você deve possuir algumas características primordiais para seguir essa carreira.
Não basta gostar de viajar, é preciso gostar de servir, ter bom humor e ser resiliente diante dos vários contratempos que podem surgir durante a jornada.
Quer saber com mais detalhes quais características são essas?

Aeromoças – 5 características
Autocontrole
Para atuar na profissão de aeromoça é preciso ter bastante autocontrole, ou seja: não se deixar levar pelas emoções como medo, raiva ou antipatia.
Quaisquer que forem as situações, a aeromoça tem o dever de manter uma postura de serenidade, uma mistura de seriedade com doçura e de fazer vista grossa diante das eventuais grosserias.
Infelizmente, durante os voos ela poderá ouvir comentários machistas, reclamações e qualquer outro melindre vindo dos passageiros.
Embora a vontade íntima seja a de brigar ou responder, o autocontrole e simpatia deverão ser a tônica do tratamento com as pessoas a bordo.
Equilíbrio emocional
Essa característica está totalmente relacionada com a anterior e elas chegam até mesmo a se confundir.
Entretanto, o equilíbrio emocional pode ser tratado como algo mais amplo que, por sua vez, permitirá o próprio autocontrole. Ser equilibrada emocionalmente significa ter um humor estável, não sucumbir diante das pequenas dificuldades e ter segurança em si mesma.
Sendo uma pessoa equilibrada emocionalmente as relações profissionais serão mais fáceis, o trato com os passageiros será mais natural e serão maiores as chances de sucesso na profissão.
Capacidade de lidar com o público
Em apenas um voo a aeromoça precisa lidar com centenas de pessoas totalmente diferentes entre si: diversas idades, culturas, humores, cidades ou nacionalidades e, portanto, sociabilidades diferentes.
Desse modo, é preciso que a aeromoça tenha jogo de cintura e uma boa capacidade para lidar com o público e suas demandas, não levando para o lado pessoal as eventuais grosserias e nervosismos dos passageiros.
Ela deve se dispor a ouvi-los e a atender o que pedem, dentro das possibilidades.
Leia também: Explorando o Dia a Dia e a Profissão das Aeromoças
Capacidade de comunicação
A aeromoça não precisa ser extrovertida, mas também não pode ser tímida, pois é inevitável a sua exposição durante o voo, onde elas ficam transitando entre as extremidades do avião e são frequentemente solicitadas.
A aeromoça deve possuir boa capacidade de comunicação, ou seja, deve saber ouvir e também saber se expressar com clareza.
Embora seja um diferencial, não é um pré-requisito e uma obrigatoriedade que a aeromoça saiba falar inglês ou qualquer outra língua, no caso dos voos nacionais.
Boa saúde
É fundamental que a aeromoça goze de boa saúde para exercer a profissão, pois como ela passa muitas horas voando, a possibilidade de ter atendimento médico diante de alguma emergência é praticamente nula.
Para a admissão na profissão é necessário fazer vários exames que comprovem a ausência de certas doenças e boa condição da saúde.
E então, você possui essas qualidades primordiais das aeromoças? Se sim, faça um curso que a capacite para a profissão e boa sorte nos seus voos! Qualquer dúvida, escreva pra gente!
Nos acompanhe no Instagram!
Entre em contato com nossa central de atendimento:

Perguntas Frequentes
Quais são as 5 características primordiais das Aeromoças?
As 5 características primordiais para ter sucesso na carreira são:
-
Autocontrole.
-
Equilíbrio Emocional.
-
Capacidade de lidar com o público.
-
Capacidade de Comunicação.
-
Boa Saúde.
O que significa ter “Autocontrole” na rotina da Aeromoça?
Autocontrole é a capacidade de não se deixar levar por emoções como medo, raiva ou antipatia, mantendo uma postura de serenidade e simpatia. A Aeromoça tem o dever de fazer “vista grossa” diante de eventuais grosserias, reclamações ou comentários maldosos dos passageiros, respondendo sempre com cortesia.
Qual a diferença entre Autocontrole e Equilíbrio Emocional?
O Autocontrole é a postura imediata em momentos de tensão. O Equilíbrio Emocional é um fator mais amplo que permite a estabilidade do humor, a segurança em si mesma e a capacidade de não sucumbir diante das pequenas dificuldades, facilitando todas as relações profissionais.
Por que a capacidade de lidar com o público é tão importante?
Em um único voo, a Aeromoça lida com centenas de pessoas com diversas idades, culturas e humores. Por isso, ela precisa de jogo de cintura e boa capacidade para lidar com todas as demandas, sem levar as grosserias dos passageiros para o lado pessoal.
A Aeromoça precisa ser extrovertida e saber inglês?
A Aeromoça não precisa ser extrovertida, mas não pode ser tímida, pois sua exposição durante o voo é inevitável. Ela deve ter boa capacidade de comunicação (saber ouvir e se expressar com clareza). Embora seja um diferencial, não é um pré-requisito ou obrigatoriedade saber inglês (para voos nacionais).
Por que a Boa Saúde é um requisito fundamental?
É fundamental que a Aeromoça goze de boa saúde, pois, como ela passa muitas horas voando, a possibilidade de ter atendimento médico em caso de emergência é praticamente nula. Por isso, para a admissão, é obrigatório fazer vários exames que comprovem a aptidão e a boa condição da saúde.
