Ao contrário do que muita gente pensa, os comissários de voo podem atuar em uma grande variedade de segmentos além do voo de passageiros, desde atividades administrativas até cuidar do atendimento e da segurança em ônibus executivos.
Se você já trabalha na sua área de formação, mas deseja mudar de vida, o curso de comissário pode te abrir várias possibilidades. Confira a lista de possíveis carreiras de comissários de voo!
Leia também: Curso Aeromoça EAD
Comissários de voo – Alternativas
Comissário de voo administrativo
Grande empresas, como a GOL e a TAM, precisam de pessoal qualificado para gerenciar o quadro de operações e de funcionários. Esses cargos são conhecidos como “back office” e são responsáveis por atividades como gerenciamento de treinamento, qualidade, quadro de funcionários e safety, entre várias outras.
Essa é uma atividade administrativa que te priva do contato com o público final, mas te permite trabalhar juntamente com muitos outros profissionais da área.
Instrutor de voo
Toda profissão precisa de alguém para ensinar os novatos.
Para se tornar um instrutor, é necessário ter um amplo conhecimento das disciplinas estudadas durante o curso. Existem dois tipos de instrutor: o titular, regulamentado pela ANAC, que exige experiência de voo; e o assistente, que não é responsável por ministrar as disciplinas em si, mas precisa ter vasto conhecimento do tema.
Encontrar um instrutor titular para dar aula não é uma tarefa fácil, pois há uma grande dificuldade de conciliar a agenda do trabalho nas empresas de voo doméstico com os horários de aula. Assim, esse pode ser um mercado promissor para quem deseja se dedicar exclusivamente a ele.
Leia também: Como ser Comissário de Voo da Companhia Delta?
Rodomoça
Muitos podem achar que a carreira em um ônibus é menos glamorosa do quem em avião, mas a verdade é que as duas profissões são bastante próximas.
As rodomoças são responsáveis pelo atendimento e pela segurança de viagens interestaduais e internacionais realizadas de ônibus.
As responsabilidades e os cuidados com os passageiros são semelhantes às de profissionais do céu, mas engana-se quem acha que o salário é inferior.
Dependendo da companhia, é possível que as rodomoças recebam ainda mais que as aeromoças.
Processo Seletivo
https://www.youtube.com/watch?v=hudehOdsMZ4
Comissário de helicóptero
Esse profissional também vive nas alturas, mas em helicópteros que fazem o transporte de passageiros para bases continentais avançadas e plataformas de petróleo em alto mar.
A segurança do voo, o auxílio durante o desembarque e a demonstração de segurança também são atividades importantes desse comissário.
Atualmente, sete empresas estão em atividade no Brasil e estima-se que o número dobrará até 2016.
Comissário de voo Offshore
As plataformas de petróleo necessitam de profissionais que sejam responsáveis pelo conforto e segurança dos embarcados. Essa é a função do comissário Offshore.
Dentre suas atribuições, estão também atuar no controle e desembarque dos petroleiros e organizar documentos e bagagens. Para esse cargo, é desejável já ter experiência no segmento hoteleiro ou ter os cursos de hotelaria ou nutrição.
As possibilidades de carreira de comissários de voo vão muito além do que a maior parte das pessoas imagina. Assim, esse pode ser um bom caminho para quem busca novas opções para mudar o rumo da sua vida profissional.
Leia também: Rotina Diária da Aeromoça