A experiência de uma viagem, seja a trabalho ou a lazer, pode ser mais ou menos satisfatória dependendo de como o cliente é atendido no percurso.
Por esse motivo, o bom atendimento ao cliente por parte de comissários de bordo e aeromoças pode fazer toda a diferença para que o momento seja memorável.

Quer saber como diferenciar o seu serviço e conseguir clientes satisfeitos? Veja essas 5 dicas imperdíveis para transformar a experiência dos clientes em memoráveis momentos!
5 dicas para deixar o cliente satisfeito
1. Seja atencioso e bem educado
Todo cliente gosta de ser bem tratado e sentir-se atendido prontamente no caso de uma necessidade.
Por isso, atenda bem qualquer pessoa que estiver sob seus cuidados. Impressões pré-concebidas devem ser eliminadas!
Além disso, dê uma recepção agradável a quem entra.
Um cumprimento com um sorriso já pode ser um ótimo começo para o atendimento ao cliente.
Faça com que cada uma das pessoas se sinta única e importante para a empresa!
2. Seja rápido e eficiente
Isso não quer dizer que deva fazer tudo correndo e de qualquer jeito!
Mas se você quer que o cliente sinta-se importante, ouça atentamente sua necessidade e atenda assim que possível.
Se tiver alguma tarefa importante que seja mais urgente, avise à pessoa que o seu pedido será atendido em determinado tempo.
Caso houver alguma demora imprevista e o cliente sentir-se insatisfeito, peça desculpas pela falha.
3. Entenda que faz parte do atendimento ao cliente ouvir reclamações
Não perca a compostura em nenhum momento! Algumas pessoas têm mais ou menos motivos para demonstrarem algum tipo de insatisfação.
Faz parte de um bom trabalho ouvir atentamente as reclamações e, se for o caso, encaminhá-las a um supervisor para que elas sejam verificadas.
Deixe claro que a opinião do cliente é importante para a empresa.
Se estiver diante de um cliente mais rude ou que potencialmente fará uso de algum tipo de violência, chame imediatamente o seu supervisor ou gerente.
4. Demonstre boa vontade
A atitude positiva em todos os momentos é uma grande aliada de um excelente atendimento ao cliente.
Quem não se sente imediatamente contaminado quando há no ambiente uma pessoa positiva e que faz seu trabalho com boa vontade?
Não se trata de dissimular emoções negativas quando elas surgirem (afinal, todos têm seus dias ruins), mas de tentar manter-se alegre e fazer o bem para outras pessoas.
Clientes conseguem perceber quando estão sendo atendidos com boa vontade e quando estão sendo atendidos com descaso.
Para transformar a experiência do cliente em um memorável momento, dê o seu melhor!
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5. Mantenha o bom humor
Bom humor pode salvar qualquer tipo de situação inesperada.
Desde uma falha até alguém insatisfeito ou receoso com a viagem.
Se um determinado problema for abordado com um toque de humor, deixará o momento de crise mais leve para todos.
Use bom humor com moderação e bom senso! Perceba a personalidade do cliente para entender se deve ou não fazer aquela piadinha.
Um bom atendimento ao cliente precisa necessariamente de funcionários dispostos a dar o seu melhor sempre.
Com essas 5 dicas em mãos você conseguirá transformar a experiência de um cliente em um momento memorável!
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Perguntas Frequentes
Por que um bom atendimento é crucial para a experiência do cliente em um voo?
O bom atendimento por parte de Comissários de Bordo e Aeromoças é crucial porque a experiência de uma viagem pode ser mais ou menos satisfatória dependendo de como o cliente é tratado. O serviço de excelência é o que diferencia o serviço da companhia e o que torna o momento memorável.
Qual a importância de ser atencioso e bem educado?
É fundamental eliminar impressões pré-concebidas e atender bem a todos. O profissional deve dar uma recepção agradável (um cumprimento com um sorriso é um ótimo começo) e fazer com que cada passageiro se sinta único e importante para a empresa.
Como o Comissário deve lidar com reclamações de forma eficiente?
O Comissário deve ouvir atentamente as reclamações sem perder a compostura e deixar claro que a opinião do cliente é importante para a empresa. Se o problema não puder ser resolvido na hora, deve-se encaminhar a questão a um supervisor. Em caso de cliente mais rude ou que use violência, deve-se chamar o supervisor ou gerente imediatamente.
O que significa ser rápido e eficiente no atendimento?
Significa ouvir atentamente a necessidade do cliente e atendê-la assim que possível. Se houver uma tarefa mais urgente, o Comissário deve avisar ao cliente o tempo de espera. Em caso de demora imprevista, é fundamental pedir desculpas pela falha.
O uso de bom humor e a demonstração de boa vontade são recomendados?
Sim, ambos são recomendados, desde que com moderação e bom senso.
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Demonstrar Boa Vontade: Ter uma atitude positiva em todos os momentos faz com que o cliente perceba que está sendo atendido com esforço, e não com descaso.
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Manter o Bom Humor: O bom humor pode salvar qualquer tipo de situação inesperada (falhas, receio com a viagem, insatisfação) e deixar o momento de crise mais leve para todos, mas é preciso perceber a personalidade do cliente antes de fazer uma piada.
