A carreira de comissário de voo é algo que chama a atenção de diversas pessoas, tanto pela importância social presente na profissão, quanto pelas experiências adquiridas ao longo do tempo trabalhando em uma companhia aérea.
Para iniciar a carreira em uma companhia aérea é necessário fazer o curso de comissário de voo, passar pela prova da ANAC, para assim buscar o mercado de trabalho e participar dos processos seletivos.
Mas o que é avaliado no candidato na hora da entrevista? O currículo apresentado das matérias cursadas basta? Saiba quais são as questões mais comuns tratadas em um processo de seleção de comissário de voo, lendo o post na íntegra.
Leia também: 9 requisitos para ser um Comissário de Bordo
Nos acompanhe no Instagram!
Processo Seletivo
Conhecimento da atuação do comissário de voo
Várias perguntas, como, “por que você deseja trabalhar como comissário de voo?” Ou questões relacionadas aos motivos que levaram o candidato a buscar o curso, servem para que os recrutadores saibam se o candidato tem o conhecimento necessário a respeito da profissão e se possui condições de atuar de imediato na vaga a qual ele está concorrendo.
Situações difíceis durante o voo
Outro questionamento comum dos recrutadores é a respeito de como o potencial comissário de voo agiria diante de uma situação difícil. Isso deixa claro ao entrevistador o quanto o candidato é uma pessoa segura de si, tranquilo diante de situações adversas, e também se ele assimilou bem todas as informações adquiridas durante o curso, tendo em vista que as aulas orientam o aluno sobre como se comportar em adversidades, como, clientes mal-educados e situações de pânico durante a viagem.
Apresentação pessoal
Uma das coisas mais observadas pelos passageiros no pessoal de cabine é a apresentação pessoal de comissários e aeromoças. Pode parecer algo fútil, mas trata-se de algo que transmite uma imagem de credibilidade por parte da companhia aérea diante de seus clientes. Dessa forma, faça o máximo para ir até a entrevista com uma aparência o mais próximo possível de como você se arrumaria para ir trabalhar.
Vida particular
Um dos aspectos que as companhias aéreas julgam como relevante para a contratação de um candidato a comissário de voo é também a sua vida particular.
Como a rotina do pessoal de cabine é algo que exige dedicação dos profissionais, principalmente pela necessidade de permanecer longe de casa durante um período de tempo considerável, o recrutador pergunta ao interessado quais são as atividades que ele mais gosta de fazer. Isso irá determinar se a vida particular do candidato irá atrapalhar ou não a atuação como comissário de voo.
Leia também: Curso Aeromoça EAD
Resolutividade
As companhias aéreas buscam como profissionais pessoas resolutas e com clareza na comunicação. Normalmente as atitudes a serem tomadas durante um voo necessitam de destreza e da capacidade de transmitir tranquilidade ao passageiro.
Caso o comissário de voo tenha feito o curso com bastante atenção e interesse, essas questões relacionadas ao perfil profissional não deverão ser um problema. As matérias lecionadas abrangem bem as necessidades profissionais procuradas pelas principais empresas.
Continue sempre a par das nossas novidades.
Entre em contato com nossa central de atendimento: