Para participar dos processos seletivos para comissário de voo é preciso ter a licença para voar que é concedido, após, a aprovação do exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Só a partir daí, o estudante passa a ser profissional de aviação. 

O estudante necessita fazer o exame de saúde pericial (ESP), para que a ANAC saiba que seus tripulantes estão aptos para exercerem suas atividades a bordo. Ele pode ser feito em qualquer clínica médica credenciada pela ANAC ou por um médico credenciado. Seu agendamento só é feito mediante ao Código da ANAC. O CMA, sobretudo, é um certificado de segurança evitando o risco de problemas durante o voo. Já que os tripulantes precisam estar aptos fisicamente e psicologicamente para zelar pela vida e conforto dos passageiros. 

Os profissionais da aviação operam em ambiente com variações climáticas, radiação,  turbulência, pressurização, logo, precisam de boas condições físicas para que possam trabalhar e garantir segurança aos passageiros. 

O CMA emitido pela ANAC, sendo equivalente ao antigo Certificado de Capacidade Física (CCF), necessita cumprir as exigências do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Portanto, em caso de revalidação da licença, é necessário refazê-lo também. A validade do CMA se diferencia de acordo com a classe, função a bordo, idade e outras questões médicas, dessa forma, limitando os riscos à segurança dos tripulantes e passageiros por problemas de saúde.

médico-terminando-o-atendimento-de-revalidação-de-cma
Médico terminando o atendimento de revalidação de CMA

Divisão das classes no CMA:

  • CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR;
  • 2ª  classe: comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto privado e de balão livre;
  • CMA de 4ª para piloto de aeronave leve e piloto de planador e CMA de 5ª classe para piloto remoto de VANT.

Para cada classe há um nível de exigência de acordo com as atividades desenvolvidas e são inúmeros requisitos para aprovação no CMA.

Listamos os 15 requisitos que julgamos principais:  

1- 67.75 Mentais e comportamentais

2- 67.77 Neurológicos

3- 67.79 Cardiológicos

4- 67.81 Pneumológicos

5- 67.83 Digestivos

6- 67.85 Metabólicos, nutricionais e endocrinológicos

7- 67.87 Hematológicos

8- 67.89 Nefrológicos e urológicos

9- 67.93 Obstétricos

10- 67.95 Ósteo-articulares

11- 67.97 Otorrinolaringológico

12- 67.99 Oftalmológicos

13- 67.101 Auditivos

14- 67.103 odontológicos

15- 67.105 Exames após acidente ou incidente aeronáutico grave

Em resumo, a avaliação psicológica é parte do exame, sendo assim, o candidato será avaliado por um psicólogo questões sobre personalidade, atenção, memória e raciocínio. Contudo, o laudo deverá ser entregue ao médico credenciado. E serão, também, solicitados exames laboratoriais pelo médico,. Com todos os exames feitos o médico poderá lançar no sistema o resultado, após 48 horas. E ao acessar o Portal da ANAC, informando o CPF e o código ANAC é possível verificar a certificação do CMA e comprová-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here