Como é o trabalho de um comissário de voo particular?

O comissário de voo de jatos particulares trabalha em aeronaves corporativas de menor porte que os grandes aviões comerciais, mas o trabalho é semelhante em sua essência: cumprir os procedimentos operacionais de segurança exigidos pela aviação e atender as necessidades da tripulação com orientações e serviços.

Tanto na aviação comercial como na particular, este profissional vai operar os equipamentos da aeronave, realizar os atendimentos aos passageiros e também à tripulação. Sua atuação é de extrema importância em situações de emergência e estratégias de sobrevivência.

Comissário de Voo

São também responsáveis por garantir um ambiente de tranquilidade e organização dentro das aeronaves, e ainda o conforto e a segurança de todas as pessoas que se encontram a bordo.

Este verdadeiro “agente de segurança” deve estar preparado para administrar conflitos pessoais, saber qual a melhor atitude diante de comportamentos inadequados e responder com eficácia a situações inusitadas, inclusive as que envolvem emergência, dando apoio tanto a passageiros quanto à tripulação.

O trabalho nas aeronaves particulares

Além do fascínio de estar sempre viajando, a rotina de trabalho dentro das aeronaves requer grande responsabilidade e atenção.

O comissário de bordo é uma pessoa que deve estar sempre de bom humor, sorridente, se possível nunca aparentar cansaço, o que requer uma boa resistência física.

É preciso ter boa vontade e disposição para interagir com os clientes.

Embora o trabalho nas aeronaves comerciais e particulares guardem uma certa semelhança, existem algumas particularidades no serviço aos jatos particulares, que é mais exigente e refinado.

Vamos ver algumas dicas importantes para quem quer ser comissário de aeronaves particulares:

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curso comissário de bordo

 

1- Curso completo

Tanto para comissários de aviação comercial como para a aviação particular, um curso completo de instrução para comissários de bordo é exigido para quem quer ocupar uma vaga.

Os interessados em ingressar nessa profissão podem capacitar-se em um curso livre com duração de 4 meses, que inclui as seguintes matérias: regulamentação; higiene, medicina aeroespacial e primeiros socorros; sistema de aviação civil internacional e brasileiro; fisiologia de vôo; emergência – segurança e sobrevivência e conhecimentos gerais da aeronave.

O aluno vai aprender ainda postura, dicção e boas maneiras.

2 – Elegância e formalidade

A aviação particular é mais exigente que a aviação comercial em termos da apresentação do profissional, não só com relação à aparência impecável, como também às atitudes e posturas.

O profissional deve ser uma pessoa equilibrada e madura, vestindo-se sempre socialmente em qualquer ocasião relativa ao trabalho.

Tatuagens, piercing e estilos de cabelos diferentes não são bem aceitos.

Quem quer ser comissário de bordo deve adotar uma aparência social mais próxima da dos executivos.

Processo Seletivo

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3 – Adaptabilidade e autocontrole

A rotina de trabalho exige algumas características pessoais como: capacidade de adaptação a novas situações, iniciativa e firmeza para controlar situações inusitadas que podem se apresentar como conflitos entre pessoas e os serviços prestados pela empresa aérea ou entre os próprios passageiros.

Nestes momentos, autocontrole e equilíbrio emocional são fundamentais.

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Comissário de Voo – Mercado de Trabalho

A aviação particular, principalmente a corporativa, continua em crescimento no Brasil.

De maneira geral, o mercado de trabalho para o profissional é bem concorrido, o que faz com que as empresas aumentem as exigências para a contratação.

Segundo a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), o setor da aviação executiva cresce cerca de 5% ao ano e movimenta aproximadamente R$ 500 milhões no mesmo período.

Quase 90% do mercado brasileiro de aeronaves em operação é formado pela aviação corporativa, que está em franca expansão.

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