O guia definitivo para se tornar comissário de bordo

O comissário de bordo pertence àquele grupo de profissionais dos sonhos. Eles são sempre as pessoas mais sorridentes no saguão do aeroporto ou dentro da aeronave. Seu trabalho é viajar pelo mundo, conhecer culturas e pessoas diferentes todos os dias. Não é sem motivo que tantas pessoas sonham com essa carreira, não é mesmo?

Comissário de Bordo

Se você é uma dessas pessoas e quer conhecer o caminho das pedras para se tornar um comissário de bordo, leia este post até o final. Preparamos o guia definitivo para ingressar nessa carreira fascinante.

Leia também: 9 requisitos para ser um Comissário de Bordo

10 motivos para ser um comissário

Matricule-se em um curso para comissário de bordo

Para se tornar um comissário de bordo é preciso se preparar assim como em qualquer outra profissão. Então, o primeiro passo é se inscrever em um curso preparatório que seja certificado pela ANAC.

Na grade curricular, ele deve contemplar disciplinas sobre emergências, sobrevivência e segurança, primeiros socorros e saúde, regulamentação da profissão de aeronauta e conhecimentos gerais de aeronaves.

O motivo por trás disso é que, além de aprender tudo o que for necessário para exercer a sua profissão, você precisará provar que fez o curso para se inscrever na prova da ANAC.

Faça a prova da ANAC

Depois de finalizado o curso para comissário de bordo, chega a hora de se inscrever na prova da ANAC. É esse teste que avaliará se você absorveu todo o conhecimento necessário para seguir a carreira.

No dia da prova tente se manter calmo, afinal de contas, você assistiu às aulas, fez todos os exercícios e teve a chance de resolver todas as suas dúvidas com os professores mais qualificados da área.

Serão 80 questões divididas entre as disciplinas que descrevemos no bloco anterior. E a sua função será acertar pelo menos 70% delas.

Processo Seletivo na Aviação

Candidate-se a vagas em companhias aéreas

Com a sua aprovação da ANAC em mãos, chega a hora de encontrar um emprego em uma companhia aérea. Os processos seletivos são diferentes de um lugar para o outro, por isso, tenha em mente que você é um profissional preparado e esteja disposto a aprender todos os dias no trabalho. Mesmo que a sua formação tenha sido impecável e a sua nota na prova tenha refletido isso, sempre existem coisas que podemos aperfeiçoar com a prática.

Tire o Certificado de Habilitação Técnica

Depois de ser aceito em uma companhia aérea, o comissário de bordo ainda terá que tirar o Certificado de Habilitação Técnica. Para isso, será necessário passar por um estágio de, no mínimo, 15 horas acompanhado de um instrutor de rota. O objetivo é que você receba instruções práticas e teóricas sobre o trabalho. Depois disso, um profissional certificado pela ANAC poderá atestar que você está apto para a certificação.

Se você sonha em se tornar um comissário de bordo, saiba que esse é um caminho que requer bastante estudo e dedicação. Depois de cumprir todas essas etapas, você estará apto para exercer a profissão, conhecer o mundo e ser pago para isso. Já pensou?

Você tem alguma dúvida sobre o que é necessário para se tornar um comissário de bordo? Use a nossa caixa de comentários para perguntar o que quiser!

Entre em contato com nossa central de atendimento:

Email: atendimento@ceabbrasil.com.br
Whatsapp: (11) 95085-9143
Fixo: (11) 3081-4949

Nos acompanhe no Instagram